texte

>

PROJETOS


            PROJETO DE ARBORIZAÇÃO DOS CAMPOS DE FUTEBOL DE SENADOR POMPEU - LIGA DESPORTIVA DE SENADOR POMPEU-LDESP
"A UNIÃO FAZ ACONTECER"

APRESENTAÇÃO


      Todos os povos do planeta vivem hoje em maior ou menor grau o inesgotável dilema relativo a duas preocupações vitais: a escassez de energia e de recursos naturais.
Com o avanço do conhecimento científico acerca dos sistemas naturais, e o advento de movimentos sociais e da utilização de meios de comunicação em massa voltados para uma conscientização geral, tem sido gradativamente derrubado o “mito” de uma natureza infinita e da moderna tecnologia como solução para todos os problemas, o que ao longo do tempo fundamentou uma economia linear contrária à complexidade dos ciclos naturais.
     Desse modo, a sociedade humana encontra-se “encurralada” entre a necessidade de avançar no progresso, e fazer com que os recursos do planeta resistam e forneçam subsistência a esse progresso, tornando-se ainda disponíveis às gerações futuras.
      Apesar de verídica, essa realidade mostra-se ainda distante. Os caminhos alternativos que permitem conjugar desenvolvimento socioeconômico ambientalmente sustentável já são percebidos por muitos, mas executados por poucos. E nesse contexto, a sociedade inicia um processo de reflexão sobre as questões ambientais a partir de suas percepções sobre as alterações no ambiente, e conseqüentemente em sua qualidade de vida. Assim, os que habitam na cidade e no campo se conscientizam da importância da gestão ambiental através da ocorrência de momentos desagradáveis como a falta de água e de energia, o calor excessivo, e a inexistência de espaços de lazer.
        Diante disso, a Liga Desportiva de Senador Pompeu em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Senador Pompeu, resolve assumir o papel de agente responsável pela implantação do Projeto de Arborização dos Campos de Futebol do município.

2. OBJETIVOS
2.1 Objetivos Gerais
- Arborizar todos os campos de futebol do município de Senador Pompeu;
- Aumentar a qualidade de vida da população e proporcionar maior comodidade aos torcedores, com o sombreamento das árvores.

2.2 Objetivos Específicos

- Planejar a arborização e as futuras intervenções urbanas e rurais no município;
- Incentivar a participação popular nas ações de arborização.

3. JUSTIFICATIVA

           O município de Senador Pompeu apresenta acelerado crescimento demográfico, que conjugado a outras variáveis do espaço urbano e rural, contribui de forma significativa nas alterações dos elementos climáticos. De acordo com Furtado e Mello Filho (1999), todos os elementos paisagísticos devem ser cuidadosamente tratados a fim de trazer benefícios que interferirão no projeto integrado, visando à melhoria da qualidade do ar, o sombreamento dos campos, edificações e adjacências, o controle da ventilação e da umidade.   

      No dia 17 de outubro de 2011 no Campo do Bonfim Esporte Clube no distrito do Bonfim, aconteceu a Implantação do Projeto de Arborização dos Campos de Futebol de Senador Pompeu, foram plantadas 40 mudas de ninho indiano para que futuramente todo o campo ofereça um sombreamento onde possibitara uma melhor recepção aos torcedores e deportistas da comunidade. Estiveram presentes na implantação do Projeto o Presidente e o Vice-Presidente da LDESP, Alexandre Martins e Reneudo Maciel (Bill) e o Presidente do Bonfim Esporte Clube Vieira, que também é membro do conselho fiscal da LDESP.

Vieira Presidente do Bonfim Esporte Clube e Reneudo Maciel (Bill) Vice-Presidente da LDESP.

Vieira Presidente do Bonfim Esporte Clube e Alexandre Martins Presidente da LDESP.

Alexandre Martins Presidente da LDESP, fazendo o plantio das mudas.


Bill e Vieira fazendo o plantio das mudas de ninho.
        
PROJETO DE ARBORIZAÇÃO DOS CAMPOS DE FUTEBOL - COMUNIDADE DE INHARÉ CAMPO DO RIVER PLAYTE.